nova geração

nova geração
logo

sábado, 29 de outubro de 2011

Principais Características da Capoeira

       A capoeira é uma luta em que os executantes se valem dos pés, das mãos e da cabeça para bater ou derrubá-los. Baseia-se na utilização do peso do corpo num sistema de alavancas com as pernas e braços. À semelhança das lutas japonesas, a destreza e agilidade importam mais que a força muscular. É uma luta essencialmente agressiva: o capoeira se defende atacando. A sua principal vantagem, com relação às outras lutas, é de haver possibilidades de o praticante poder se defender de vários atacantes ao mesmo tempo.
       Como o judô que é a luta por aproximação, como o boxe que se restringe ao comprimento do braço, a capoeira também tem sua limitação: só é eficiente no combate à distância.
       Em nossa opinião, um lutador ideal seria aquele que lutasse judô, boxe e capoeira pois assim disporia de elementos de ataque e defesa para qualquer situação.
      Na capoeira há pequeno número de movimentos parecendo a uma observação ligeira, ter menos recursos que o judô. A verdade é que são lutas de princípios diferentes, ter as centenas de variações de um combate de chão. O mesmo acontece no Karatê e o Savate.
     Não há propriamente uma só capoeira mas sim variações sobre os movimentos básicos. Na Bahia cada mestre ensina a sua maneira. Há modalidades, como a angola e a regional.
       A chave do aprendizado da capoeira está na prática intensiva e não no conhecimento dos movimentos. Estes, como já sabemos, são em reduzido número. Os reflexos da luta só se adquirem depois de prolongados treinamentos.
        Os primeiros dias de aprendizagem são os piores devido a solicitação de músculos que raramente funcionam. Mesmo os indivíduos ginasticados encontram dificuldade em vencer a fase inicial. O pretendente lutador de capoeira terá que acostumar progressiva e vagarosamente o corpo aos movimentos da luta.
         O ensino da capoeiragem se faz sempre sobre o chão duro e usando calça, camisa e tênis. Isto porque os mestres preconizam a necessidade de o aluno não adquirir reflexos de acomodação sobre tatames, luvas, quimonos e outros meios artificiais. O iniciante precisa sentir as dificuldades que encontrará na luta de rua, para isso aprende a não depender de apoios, de roupa folgada e de lugar macio para as quedas.
         Um instrumento de percussão, o berimbau,  é usado para auxiliar a aprendizagem da ginga. Geralmente o jogo da capoeira é feito acompanhado por três berimbaus (gungá, médio e viola), pandeiros e atabaque.

                                                     
                                                                                                                           Lamartine P. da Costa

19 comentários:

  1. Gostei me ajudou no meu trabalho de educaçao fisica

    ResponderExcluir
  2. muito bom ajuda muito no trabalho de D. Fis

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante me ajudou em meu trabalho tmb

    ResponderExcluir
  4. bom para o trabalho de educaçao fisica b
    jiiinhosssssss colar de beijossss

    ResponderExcluir
  5. amei esse paranaue... na minha escola agente manja das capoeiras e chute na cara.. entao esse post ajudou pakas.. entao ces tao de parabens.. amei kkkkk
    bjoo pros recalke q naum manja dos paranaue das bicuda na cara

    ResponderExcluir
  6. nossa a me ajudou muito no trabalho e Ed. Física

    ResponderExcluir
  7. #Tmj, me ajudou pra caraaaaalho no trabalho de Ed. Física

    ResponderExcluir
  8. eu faço capoeira e uma arte muito boa

    ResponderExcluir
  9. eu sou criança mais sei bem o que e bom para mim
    e isso e bom

    ResponderExcluir
  10. Agora o mlk vai engolir oque ele disse que não valeu qua do eu dei um chute na cara dele

    ResponderExcluir
  11. valeu! me ajudou no trabalho de artes! tmj

    ResponderExcluir